Neste post você encontra:
Sabemos que o corte plasma é extremamente proveitoso, mas existem métodos que podem melhorar ainda mais a qualidade do processo. Fique com a gente até o final deste post e veja as dicas que preparamos para você!
Por mais que essas dicas te ajudem, alguns fatores podem variar a qualidade do corte e pode estar caracterizado com o tipo de material que será cortado, mesa para corte a plasma, tipo de equipamento e até mesmo fatores externos.
A direção da tocha para o corte plasma é um dos fatores mais relevantes para aumentar a quantidade do trabalho realizado. Os ângulos de corte mais quadrados estão sempre no lado direito com relação ao movimento de corte da tocha. Pois os consumíveis na maioria das vezes giram no sentido horário e o corte é melhor deste lado da tocha.
Fig. 1
O furo/recurso interno é melhor a tocha se deslocar no sentido anti-horário, mas o lado bom do corte está no lado direito da tocha, com o seu movimento para frente.
Fig. 2
Os processos mudam de acordo com a espessura, tipo de material, gás, plasma, distância da tocha, tensão do arco, velocidade do corte e por último um dos mais importantes tópicos que são os consumíveis.
Lembre-se de consultar as especificações para o seu corte:
Escolha o plasma e gás de proteção correto e os parâmetros corretos para:
Tenha certeza de que os seus consumíveis estão de acordo com o processo que você irá exercer.
A medida que se usa a máquina de corte plasma, os consumíveis usado pela tocha vão se desgastando, sendo este um fator crucial para a qualidade do corte! É sempre importante inspecionar de tempos em tempos para perceber se a desgastes em cada consumível.
Ações simples quando se utiliza o corte plasma fazem total diferença na qualidade do serviço final.
Se você estiver cortando em uma máquina CNC automática sempre ajuste a velocidade de acordo com a peça, já que a velocidade de corte pode afetar os níveis de escória.
Se estiver fazendo o processo manualmente, sempre tente manter a velocidade constante durante o trabalho.