A tocha é um equipamento usado em processos de soldagem, encontradas para os todos os processos podemos encontrar em 3 tipos de diferentes:
O que unem esses três modelos de tocha é que são a vida útil que elas possuem. Como as tochas se desgastam com a sua utilização a substituição se faz necessária de tempos em tempos, por isso tomar os cuidados certos e manutenção preventiva adequada, podem aumentar a sua durabilidade. Assim a vida da tocha depende diretamente do tipo da utilização e manutenção aplicada.
Mas hoje neste artigo, vamos falar sobre especificamente de cuidados com a tocha de corte Plasma. Sobre as outras tochas será nos próximos artigos.
Um cuidado importante é que se sua tocha é usada sem muita frequência, sempre olhe, como estão os cabos de conexão da tocha e o revestimento, como ele são de PVC ou borracha, podem ressecar, tornando-se quebradiços, o que torna a tocha insegura para utilização.
Cada tocha possuí características especificas de funcionamento e manutenção. O soldador sempre deve estar atento a cuidados que são específicos de sua tocha para assim obter um desempenho satisfatório na solda e prolongar a vida útil da tocha.
As tochas plasma possuem características especiais que devem ser observados com atenção pelo trabalhador. Por trabalhar em com potência e temperatura altíssima na região do bocal.
Sempre verifique a pressão e vazão do ar que é recomendada pela fabricante da tocha. Um erro comum é utilizar uma demanda de ar comprimido não suportada pela tocha ou abaixo do recomendado, assim o equipamento começa a falhar e a qualidade do corte fica comprometida. Sempre verifique se o sistema de ar comprimido para que forneça a quantidade de ar necessária (pressão e vazão) para uso contínuo do equipamento.
O ar comprimido para alimentar a tocha, deve ser livre de qualquer resíduo, como também água ou óleo. A presença deste tipo de contaminante reduz em muito a vida útil dos consumíveis, reduz a qualidade do corte, e pode provocar a queima tanto da tocha quanto do equipamento. Você pode detectar a presença destes contaminantes observando a cor do arco piloto. O arco piloto correto deve ser azulado; se estiver apresentando outra coloração pare imediatamente o processo de corte e procure a origem da contaminação. Retome o trabalho somente após a correção do problema e limpeza em todo o sistema, inclusive equipamento e tocha. Para esse trabalho recomendamos que envie o equipamento para nossa assistência técnica.
Eletrodo: São peças de precisão e o principal cuidado para se tomar é o de se usar componentes originais da marca, pois componentes paralelos costumam ter durabilidade menor, assim fazendo o seu custo baixo sair mais caro. Além disso podem apresentar falhas em seus projetos, tendo defeitos em diâmetros, podendo ocasionar queima da tocha e até curto circuito no equipamento. Sempre examine regularmente e sempre troque se o fruo estiver ovacionado ou com diâmetro maior que o normal. Furos ovacionados indicam presença de contaminantes de ar na tocha.
Bocal: Indicamos para o trabalhos sempre utilizar peças originais pelo mesmo motivo citados acima. Verifique regularmente, se perceber algum dano ao isolamento o substitua imediatamente.
Difusor de Gás: Um isolante elétrico que tem furos calibrados para a obtenção do fluxo correto do gás plasma. Tem a função de criar um fluxo em redemoinho, que direciona e controla o arco plasma, direcionando-o para obter melhor qualidade de corte. Ao se observar desgastes na peça trocar imediatamente, para se evitar a queima de todos os equipamentos.
Bocal Plasma: Tem a função muito importante de proteger os consumíveis da escória resultante do corte e de manter os demais consumíveis corretamente fixados e alinhados à tocha. Troque sempre que notar rachaduras, quebradiços e defeitos.
Aproveite e conheça nossa linha de tochas e consumíveis plasma.